Prefeitura Municipal realiza a instalação de placas didáticas no roteiro de visita à nascente modelo Santa Terezinha

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com funcionários da Fazenda Santa Terezinha realizaram a instalação de placas didáticas no roteiro de visita à nascente modelo do município.
Desde 2010 o Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Fazenda Santa Terezinha (Sr. Aleudo Coelho Santana) organizam a visitação à uma área da fazenda onde se encontra a nascente Santa Terezinha. Nesta área é possível observar onde brotam as águas da nascente, um trecho do córrego com presença de peixes, trilha de pegadas de animais silvestres, áreas de reflorestamento maciço e áreas de reflorestamento recém plantadas, permitindo assim que sejam abordados diversos assuntos ambientais aos visitantes. Os passeios, sempre acompanhados pela Polícia Ambiental, fazem parte das ações de educação ambiental que envolve crianças e jovens da rede de ensino. Até o momento, mais de 500 alunos já visitaram o local e as experiências observadas em sala de aula foram excelentes.
Agora, em 2012, a prefeitura confeccionou placas didáticas, bem como uma placa de identificação da nascente, as quais foram instaladas em determinados pontos do roteiro de visita. Ainda visando uma maior segurança das crianças foram realizadas adaptações na passarela sobre o córrego permitindo uma melhor visualização do local.
As visitas à nascente são previamente agendadas, uma vez que dependem da articulação entre Departamento de Meio Ambiente, Polícia Ambiental e dos funcionários da Fazenda Santa Terezinha. Para maiores informações sobre as visitas as escolas interessadas podem entrar em contato com o Sr. Gustavo Lima do Departamento de Meio Ambiente, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Diretor de Meio Ambiente, Sr. Gustavo Lima, Administrador da fazenda, Sr. Sérgio Masuda e funcionário posam para foto ao lado da placa instalada.

Placa de Identificação da Nascente Santa Terezinha - Início do roteiro de visita

Ao todo foram 12 placas didáticas espalhadas pelo roteiro de visita.
Cada placa contém uma informação ambiental de acordo com o que é observado no local visitado.