Guarda Responsável – Animal


Confira aqui algumas informações importantes para você cuidar melhor de seus animais de estimação e conhecer mais sobre suas responsabilidades.

Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.

Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Prefira sempre adotar a comprar um animal. Ao adotar um animal, você ajuda a combater o abandono.

Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, tamanho, peculiaridades, espaço físico. Escolha o animal que possua características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço de que dispõe e com os seus próprios hábitos.

Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.

Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Banhe-o, escove e exercite periodicamente. Vacine-o anualmente contra raiva a partir dos 4 (quatro) meses de idade. E contra as demais doenças (vacina V8), a partir dos 60 (sessenta) dias de vida.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado. Não o abandone em caso de doença, de idade avançada, de viagem, de agressividade ou em qualquer outra hipótese.

Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características. Jamais submeta-o a maus-tratos, nem sob o pretexto de educá-lo.

Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado. Passear com o animal é importante para que ele se exercite, mantendo-o sempre preso à coleira e à guia para evitar fuga, atropelamento, ataques a outros animais, etc.

Identifique o animal com plaqueta para facilitar a sua localização, caso o mesmo venha a fugir.

Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle de procriação e não tem contra-indicações. Providencie para que seja o animal, macho ou fêmea, esterilizado a partir dos 5 (cinco) meses de idade, para evitar crias indesejadas que resultam em abandono e em superpopulação de animais.

Dê afeto e atenção ao animal. Proporcione-lhe conforto e espaço adequado. Áreas descampadas, estacionamentos e garagens não são recomendáveis para animais. Amenize-lhe a sensação de frio, por meio de roupas e cobertores. Animais sentem frio tanto quanto os humanos.