Coleta de Óleo Vegetal Usado

Coleta de Óleo Vegetal Usado em Pereira Barreto – Considerando a degradação ambiental provocada pelo descarte incorreto do óleo de vegetal usado (o comum óleo de cozinha) nas pias e/ou diretamente no solo, a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto em parceria com a Empresa Granol estão oferecendo a toda população uma alternativa ecologicamente adequada para a destinação desse resíduo (reciclagem – fabricação de biodiesel) e com retorno econômico.
O Programa consiste na troca de 4 litros de óleo de cozinha usado (armazenado em garrafas pet, ou outro recipiente) por 1 Litro de óleo novo (no sistema “4 por 1”). A Prefeitura disponibilizou as trocas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Meio Ambiente realizará a logística de recebimento, envio e acompanhamento do programa, divulgando os resultados dos volumes de óleo que deixaram de ir parar no meio ambiente de forma inadequada além de realizar trabalhos de educação ambiental sobre o assunto.

Coleta de Óleo Vegetal Usado

PONTO DE TROCA

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rua Fauzi Kassin, 1675

______________________________________________________

SOBRE O DESCARTE INCORRETO DE ÓLEO DE COZINHA USADO

* Além de causar mau cheiro, o óleo, quando descartado na pia aumenta consideravelmente as dificuldades referentes ao tratamento de esgoto. O lançamento de detritos impregnados de gordura na rede de esgotos acaba provocando a incrustação nas paredes da tubulação e a conseqüente obstrução das redes coletoras.

* Para a remoção do óleo no tratamento de esgoto são necessários muitos produtos químicos altamente caros. A reciclagem do óleo e sua redução na rede de esgoto podem diminuir em até 45% os gastos com tratamento da água.

* Nos rios, a presença do óleo é facilmente perceptível. O óleo flutua sobre a água, já que é mais leve e não se mistura. O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática. A falta de oxigênio pode exterminar com os fitoplânctons, e algumas espécies de algas microscópicas, essenciais para o equilíbrio da fauna local.

* No solo, o óleo mistura-se deixando a terra impermeável dificultando a infiltração das águas das chuvas além de contaminar o lençol freático.

* A utilização desse material como biodiesel traz excelentes benefícios ao meio ambiente, uma vez que para litro de óleo descartado no meio ambiente é possível fazer um litro de biodiesel. Seu uso (biodiesel) reduz o efeito estufa, diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.