S.O.S. Animais Silvestres

Saiba nesta página como proceder e entrar em contato  em caso de incidentes com animais silvestres

Animais silvestres são aqueles que habitam livremente nos ecossistemas naturais, ou seja, não são animais domésticos como cães, gatos entre outros. É importante compreender que animais silvestres, mesmo quando domesticados pelo homem (caso comum de papagaios “louros”); quando não adquiridos em criadouros devidamente licenciados pelo órgão ambiental (CBRN ou IBAMA), são considerados animais silvestres!

Os animais possuem importância fundamental na manutenção do equilíbrio da natureza. São eles quem dispersam sementes que germinam e se tornam árvores; controlam populações de animais a partir da relação presa-predador. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua extinção acarreta sérios prejuízos para a humanidade que afetam, desde a economia até a saúde humana.

O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de fauna no mundo. Estima-se que o Brasil possua de 15 a 20% de toda a biodiversidade mundial. Estudos indicam que ocorrem no Brasil 524 espécies de mamíferos; 517 de anfíbios; 1.677 de aves; 468 de répteis; cerca de 3.000 espécies de peixes de água doce e 1,5 milhão de insetos (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).
Em função da relevância da fauna silvestre no equilíbrio do planeta, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto criou o portal SOS Animais Silvestres.

Por meio do portal, o cidadão poderá registrar a situação de risco e solicitar ajuda a Polícia Militar Ambiental (Base de Pereira Barreto) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente para orientação e/ou remoção do animal.

Utilize o formulário abaixo para registrar uma ocorrência:

Seu nome (não obrigatório)

Seu e-mail (não obrigatório)

Assunto da ocorrência com animais silvestres

Sua mensagem

Informe o código de confirmação abaixo: