Prefeitura Municipal e Cesp estudam a viabilidade de implantação de projetos de Sistemas Agro Florestais –SAF em assentamentos do município

Os Funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Hélio Kaneko e Gustavo Lima, e da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Sr. Jorge Watanabe, realizaram esta semana visitas técnicas para avaliação de viabilidade para implantação de Sistemas Agro Florestais (SAFs) em pequenas propriedades rurais no Assentamento Olga Benário e no Eldorado dos Carajás.
No presente caso, os projetos de SAFs visam a implantação consorciada de espécies nativas (50%) e exóticas comerciais (50%) podendo ser executada, seguindo um projeto técnico específico devidamente protocolada pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), dentro de áreas de preservação permanente (APP), desde que o interessado se enquadre na categoria de pequeno produtor rural.
Inicialmente está sendo avaliado a implantação de 4 projetos iniciais testes (pilotos) dois em área urbana, sendo um na Horta Municipal e um no Asilo (Lar dos Velhor – Parque Frederico Ozanan), e dois na área rural, um no Assentamento Olga Benário e outro no Eldorado do Carajás, a fim se servir como incentivo aos demais pequenos produtores. Estes últimos dois projetos serão implantados nos assentamentos em questão uma vez que os assentados de lá receberam em 2011 palestras ambientais onde foram apresentadas as formas e as normas legais de como é possível realizar a introdução de Sistemas Agro-Florestais em suas propriedades. Com o alcance das metas nos projetos pilotos, esta iniciativa será expandida aos demais interessados, bem como aos demais assentamentos do município.
Este trabalho é resultado da parceria entre Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), CESP, INCRA, e os Proprietários dos Assentamentos. Para maiores informações sobre Sistemas Agro Florestais os interessados podem entrar em contato com o Sr. Hélio Kaneko ou com o Sr. Gustavo Lima na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pereira Barreto.
Diretor de Agricultura, Sr. Hélio Kaneko e Técnico da CESP, Sr. Jorge Watanabe em visita às áreas de implantação de SAF.