Prefeitura Municipal organizou palestra ambiental para os produtores rurais do Assentamento Olga Benário

Foi ministrada no dia 29/06 (quarta-feira) em Pereira Barreto, no Assentamento Olga Benário (Fazenda Jamaica), a Palestra Ambiental para Pequenos Proprietários Rurais. O evento contou com a parceria da Polícia Ambiental (Castilho) e da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN-Araçatuba) e visou apresentar diversos assuntos de interesse dos assentados. No evento também estiveram presentes membros da equipe técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA – Andradina), presença essa, que deu maior respaldo ao evento. Os Policiais Ambientais Sgt. Roberto, Sd. Fidalgo e Cb. Cruz explanaram e tiraram inúmeras dúvidas dos assentados sobre legislação e a atuação da corporação em relação à caça e pesca. Ainda fizeram um excelente trabalho de conscientização para prevenção e combate de incêndios na área rural.

Já o Sr. Vinícius Vendramini (CBRN) explanou sobre um assunto muito importante que é a questão das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e da Reserva Legal, principalmente sobre a possibilidade de seus usos em Sistemas Agro-Florestais (SAF’s) por pequenos proprietários, conforme permite a lei. Os temas foram muito bem recebidos, havendo inúmeras perguntas e uma interação dinâmica entre os palestrantes e os assentados, principalmente no que condiz a utilização das Áreas de Preservação Permanente. Ao final do evento os palestrantes ainda ficaram a disposição dos pequenos produtores para uma conversa mais informal sobre os assuntos apresentados.

Este foi o segundo evento no ano com a mesma temática voltado para pequenos produtores rurais, haja vista o grande interesse dos assentados em desenvolver alguma atividade econômica em suas áreas de APP (com Sistemas Agro-Florestais) e o interesse da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no desenvolvimento social, econômico e ambiental dos assentamentos.

Também esteve presente acompanhando todo o evento o Sr. Gustavo Lima (organizador), o qual representou a Prefeitura Municipal e a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, a Sra. Sandra Yukie Seki Perozim.

Sargento Roberto explanou sobre caça, pesca, e prevenção de incêndio em área rural.
Vinícius (CBRN) explanou sobre as vantagens de implantar um projeto de Sistema Agro-Florestal em Área de Preservação Permanente

Faça o download do material técnico pelos links abaixo:

[Download não encontrado.]