Alunos das EMEBs de Pereira Barreto realizam visita ambiental na Fazenda Santa Terezinha

Cerca de cem alunos do Ensino Básico Municipal (EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues, EMEB Celda Mello de Oliveira, e EMEB Com. Hirayuki Enomoto) visitaram, nos dias 17, 20 e 21 de Junho, as dependências da Fazenda Santa Terezinha (Dr. Aleudo Coelho Santana) em Pereira Barreto e tiveram a oportunidade de conhecer uma nascente preservada de um dos córregos do nosso município que deságua no Rio São José dos Dourados (Nascente Santa Terezinha). A visita dos alunos foi acompanhada pelos Policias Ambientais Sd. Fidalgo, Cabo Cruz, e Sgt. Roberto, que realizaram toda a parte de educação ambiental, explicando a importância da proteção das matas ciliares e dos cuidados que devemos ter para proteger nossos córregos e rios e animais silvestres. As crianças tiveram oportunidade de ver matas em diferentes estágios de desenvolvimento (de recém plantada até matas com mais de 10 anos de idade de plantio), observar a natureza da área rural, observar os rastros e pegadas de pequenos animais, e ainda realizaram o plantio de mudas representando cada turma que visitou a fazenda. A parte final do passeio consistiu em ver de perto um trecho do córrego muito bem conservado e com presença de pequenos peixes.

Esta atividade desenvolvida pelos alunos é resultado de uma parceria entre a Polícia Ambiental, Prefeitura Municipal (por meio das suas secretarias de Educação e da Agricultura e Meio Ambiente), e que contou com a apreciável participação do Sr. Sérgio Issao Masuda (administrador da fazenda) que realiza um brilhante trabalho de preservação no local e forneceu todo suporte para a visita. O objetivo do projeto visou, diante da necessidade de inserir assuntos da temática ambiental na grade currricular do ensino infantil e básico, proporcionar aos alunos o contato real com os diferentes elementos do meio ambiente (água, ar, solo, as matas, animais, etc.) de forma a contribuir para a sua formação e o seu entendimento básico do funcionamento da natureza que existe ao nosso redor, em nosso município.  O projeto ainda prevê outras atividades e visitas ao longo do segundo semestre de 2011.

Alunos da EMEB Maria Elza de Aguiar observam uma área de preservação permanente recém plantada
Alunos da EMEB Maria Elza ao final da Visita à Fazenda Santa Terezinha
Soldado Fidalgo e Sargento Roberto explicamaos alunos da EMEB Celda Mello de Oliveira a importância das matas
Alunos da EMEB Celda Mello posam pra foto em área de reflorestamento