Funcionários da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto participaram de treinamento de brigadista de incêndio

O curso teve como finalidade capacitar pessoal para a formação de brigadas anti-fogo nos municípios da região, em atendimento ao Projeto Município Verde Azul.

 

Aconteceu em Andradina, nos dias 31 de maio, e 1º de junho de 2011, mais um treinamento de Brigadista de Incêndio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Estiveram presentes, representando a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, os Senhores Leonardo Monteiro, Sérgio Gonçalves, Sérgio José, e Valírio Nunes, os quais realizaram as atividades propostas pelo curso.

A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção e combate a um princípio de incêndio, desta forma, oferecendo apoio às equipes do Corpo de Bombeiros. Os brigadistas também podem ser capacitados a prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas.

As atividades do curso envolveram aula teórica e prática sobre a propagação do fogo, prevenção contra Incêndio, e os métodos de extinção (isolamento, resfriamento, abafamento e químico). O curso foi ministrado pelo Tenente Cícero que fez algumas demonstrações de cada método de extinção, e posteriormente cada brigadista teve a oportunidade de executar a tarefa.

De acordo com o Tenente Cícero, as capacitações são de extrema importância, pois é necessário que os brigatistas tenham um conhecimento dos seus equipamentos e sua aplicação/manuseio para que possam agir rapidamente e em sincronia com os demais companheiros, obtendo dessa formar um melhor desempenho em sua função.

A brigada municipal servirá para dar apoio os corpo de bombeiros da região nos primeiros combates anti-fogo.

Equipe da Prefeitura Municipal que participou do curso de capacitação.
Tenente Cícero demonstrando alguns equipamentos de uso no combate a incêndio.
Tenente Cícero apresenta a forma correta de utilização dos abafadores de incêndio em mata.