Prefeitura Municipal organiza Palestra Ambiental para Pequenos Produtores Rurais de Pereira Barreto

Foi ministrada nesta quinta-feira (28/04) em Pereira Barreto, no Assentamento Eldorado dos Carajás (Fazenda Santa Adélia), a Palestra Ambiental para Pequenos Proprietários Rurais. O evento foi uma parceria entre a Polícia Ambiental (Castilho), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN-Araçatuba) e a Prefeitura Municipal que por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente organizou o evento que visou apresentar diversos assuntos de interesse dos assentados. Os Policiais Ambientais Sgt. Roberto, Sd. Fidalgo e Cb. Cruz, explanaram e tiraram todas as dúvidas dos assentados sobre legislação e a atuação da corporação em relação à caça e pesca. O Sr. Vinícius Vendramini (CBRN) explanou sobre um assunto muito importante que é a questão das Áreas de Preservação Permanente (APP) e da Reserva Legal, principalmente sobre a possibilidade de seus usos em Sistemas Agro-Florestais (SAF’s) por pequenos proprietários, conforme permite a lei. Os temas foram muito bem recebidos, havendo várias perguntas e uma interação muito dinâmica entre os palestrantes e os assentados.

Estiveram presentes mais de 60 pessoas, entre homens e mulheres, do assentamento Eldorado e de outros assentamentos vizinhos. Ao final do evento os palestrantes ainda ficaram a disposição dos pequenos produtores para uma conversa mais informal sobre os assuntos apresentados.

O evento teve grande êxito, tanto que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já está articulando o agendamento da mesma palestra para o assentamento Olga Benário na fazenda Jamaica. A Secretária Sandra Seki e o Diretor de Meio Ambiente Gustavo Lima (organizadores) estiveram presentes acompanhando a palestra, e se colocaram à disposição sempre que necessário.

Representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental, CBRN, Assentamento Eldorado dos Carajás e demais convidados.
Soldado Fidalgo explicando sobre a atuação da Polícia Ambiental em relação à caça e pesca.
Vinícius Vendramini (CBRN) explica como implantar um Sistema Agro-Florestal (SAF) em APP e Reserva Legal.
Sgt. Roberto, Sd. Fidalgo e o Sr. Vinícius (CBRN) respondem aos questionamentos dos participantes.
A Palestra Ambiental atraiu grande público do Assentamento Eldorado e também de assentamentos vizinhos.

Faça o download do material técnico pelos links abaixo:

[Download não encontrado.]