Polícia Militar Ambiental realiza Palestra com a temática “Lixo Urbano” para Alunos da Escola Cel. Francisco Schmidt “CENE”

Foram realizadas nos dias 23 e 24 de Maio, na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, palestras ambientais cujo tema tratou das questões globais do lixo urbano. As turmas envolvidas foram os 1os,2os e 3os anos do ensino médio do período da tarde. Este trabalho foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal (por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), Polícia Militar Ambiental e a instituição de ensino “E.E. Cel. Francisco Schmidt” (Diretora, Coordenadora e Professores) e atendeu a aproximadamente 400 alunos nos dois dias de trabalhos. Os policiais ambientais Sd. Fidalgo e Cb. Cruz trabalharam as questões ambientais sobre a produção e destinação do lixo urbano, tendo sempre como foco a conscientização dos alunos. O tema muito bem trabalhado tornou-se mais interessante com a realização de dinâmicas e a apresentação de várias animações que representaram bem algumas situações do dia a dia, mas que acabam degradando o meio ambiente. Houve até uma apresentação musical sobre a coleta seletiva e reciclagem a qual foi composta por alunos da escola. Outra parte dos trabalhos coube ao Sr. César Gustavo da Rocha Lima, Diretor de Meio Ambiente, que apresentou alguns aspectos de como está sendo tratada a questão do lixo urbano em nosso município, abordando principalmente a importância da reciclagem e da participação de todos no projeto de coleta seletiva existente em nossa cidade.

Em avaliação geral, os trabalhos realizados nesses dois dias foram de muito proveito, contribuindo bastante com formação cidadã e conscientização dos jovens. A idéia desta iniciativa é que estas palestras ambientais em parceria entre Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) e Policia Ambiental se torne cada vez mais efetiva não apenas no ensino municipal como já tem sido feito, mas também junto às demais instituições de ensino estaduais e privadas de Pereira Barreto.

Soldado Fidalgo faz uma explanação global sobre o tema "Lixo Urbano"
Sd. Fidalgo e Cb. Cruz realizam dinâmica descontraída com os alunos
Apresentação de musica sobre a reciclagem composta pelos alunos
Diretor de Meio Ambiente, César Gustavo apresentou como está sendo tratada a questão do lixo urbano em Pereira Barreto