Policia Ambiental realizou no mês de Abril atividades do Projeto Água Vida nas EMEBs de Pereira Barreto

A Polícia Ambiental do estado de São Paulo realizou no mês de abril palestras e trabalhos educativos do Projeto Água Vida nas Escolas Municipais de Ensino Básico. O objetivo principal dessas atividades é prevenir a reprodução de atitudes erradas em relação ao meio ambiente. Os temas do projeto (que vão desde noções primárias sobre o meio ambiente, passando por assuntos relacionados à preservação da mata ciliar, da produção per capita de lixo diário, do desperdício de água, etc) são apresentados de uma maneira bastante dinâmica e envolvente apreendendo a atenção de todos os alunos.

Os policiais ambientais Soldado Fidalgo e Cabo Cruz (Base da Polícia Militar Ambiental de Castilho) estiveram realizando as palestras com os alunos das 4ªs séries das EMEBs. COM. HIRAYUKI ENOMOTO; CELDA MELLO DE OLIVEIRA; e MARIA ELZA DE AGUIAR DOMINGUES, enfatizando a importância do cuidado e a preservação ambiental integrando os conteúdos e atividades que já vem sendo realizadas durante esse bimestre nas escolas. Os policiais ainda fizeram relatos sobre a rotina de trabalho em prol do cumprimento da legislação ambiental brasileira. Abordaram questões sobre a soltura de balões, sobre as queimadas, o período da Piracema, o corte ilegal de árvores, a poluição, os maus tratos com animais, o lixo, a contaminação dos rios, a proibição da caça, o uso consciente da água. A atividade, desenvolvida com muita sensibilidade, despertou a  atenção dos alunos e culminou  com a entrega da cartilha “Educação em Meio Ambiente”. Propiciando aos alunos discussões e a transformação do saber ambiental em atitudes positivas e ambientalmente responsáveis. A escola é  multiplicador da questão ambiental despertando o sentido de responsabilidade para com o meio ambiente levantando questões éticas necessárias à construção da cidadania.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto vê na Polícia Ambiental, muito mais que um órgão de fiscalização e de autuação de posturas ambientalmente inadequadas. A Polícia Ambiental é e tem sido uma grande parceira do município, sempre disposta e atenta de forma efetivamente participativa no desenvolvimento de trabalhos e ações de educação ambiental em Pereira Barreto sempre que solicitada.

Soldado Fidalgo e Cabo Cruz realizam as palestras ambientais do Projeto Água Vida.
Alunos da EMEB Hirayuki Enomoto recebem cartilhas ambientais ilustradas.
Alunos da EMEB Celda Mello atentos à apresentação dos policiais ambientais.