Nota sobre o Encerramento do Programa Primeiro Eco-Naútica para Preservação do Rio Tietê

O Primeiro Eco-Náutica Para Preservação do Rio Tietê foi um Programa de Educação Ambiental, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal (Departamento de Meio Ambiente), entidades educacionais do município (estaduais, privadas, municipais e de ensino especial), e a Empresa Óleo & Óleo. Durante os meses de abril e maio, as entidades educacionais envolvidas incentivaram seus alunos a desenvolver atividades e práticas ambientais dentro da escola além da realização da coleta de óleo vegetal usado para a reciclagem. Participaram do projeto todas as escolas municipais de ensino básico e infantil; Além das escolas municipais também participaram do programa as seguintes instituições: APAE Arco-Íris, E.E. Agnes Liedtke, E.E. Cel. Francisco Schimdt, E.E. Mitsusada Umetami, e o Colégio Técnico XI de Agosto.

Depois de mais de dois meses de trabalho e empenho de todos participantes do projeto (professores, coordenadores, diretores e alunos) a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, por meio de seu Departamento Ambiental, oficialmente deu por encerrado o Programa Eco Náutica no município. Apesar das coletas e recebimentos nas escolas terem cessado dia 31/05, os trabalhos de recolhimento, conferência e encaminhamento desse material continuaram ao longo de todo o mês de Junho, isso devido ao grande volume de óleo coletado. Agora, após muito trabalho, a Prefeitura de Pereira Barreto e a Empresa Óleo e Óleo divulgaram para as escolas participantes os 5 alunos (prêmios individuais) e as 5 classes (prêmio coletivo) que mais se destacaram.

Fica aqui registrado o belíssimo empenho e trabalho de todos os alunos e professores neste Programa, uma vez que a arrecadação em nosso município superou todas as expectativas. Foram coletados mais de 5000 litros de óleo em dois meses de campanha, ou seja, são 5000 litros de óleo que não foram parar em nossos rios, ou no solo. Sendo todo esse material encaminhado para a produção de biodiesel.

Ainda destacamos os trabalhos ambientais desenvolvidos pelos professores em suas classes nesse período do Eco-Náutica, uma vez que eles foram trabalhados das mais diversas formas (teatro, musica, poema, poesia, redações, desenhos, dentre outros), colocando nossos alunos para pensar em um meio ambiente mais saudável para se viver.

O atraso ocorrido na divulgação do resultado ocorreu em função de um trabalho sério e minucioso de conferência realizado pelo Departamento de Meio Ambiente e a Empresa Óleo e Óleo para que não ocorresse nenhum erro que comprometesse a premiação do Programa. Porém, devido a esse atraso a premiação dos alunos/classes ocorrerá no mês de Agosto, em cerimônia pública com data ainda a ser definida a qual será informada com antecedência a todos os participantes.

O resultado final que segue, foi realizado pela equipe do Departamento de Meio Ambiente com os dados apresentados pelo representante de cada escola no momento da coleta do óleo. Os dados apresentados nos relatórios dos professores/escolas só foram aceitos/acatados (atestados) após a conferência minuciosa do volume total (de cada escola) medido pela equipe do Departamento de Meio Ambiente e da Empresa Óleo e Óleo.

Resultado Individual

Classificação Aluno Escola Classe Total/L
Diogo R. de Paula E.E. Coronel Francisco Schimdth 3º E 740
Stefhany Valessi Eugênio EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues 4ª B 489