Prefeitura Municipal Encaminha Relatório das Ações Desenvolvidas no Programa Município Verde Azul 2011

O Programa Município Verde Azul/SMA é um programa do governo do estado de São Paulo que busca uma gestão ambiental compartilhada e cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios, além de promover a participação da sociedade na gestão ambiental. O município de Pereira Barreto tem participado do programa desde 2008 e a cada ano vem conseguindo se destacar no ranking ambiental estadual pelo cumprimento das ações e metas propostas no Programa. Sendo que em 2010 ficou em 13º lugar em todo o estado de São Paulo e ainda foi premiado com o Prêmio André Franco Montoro pelo 1º lugar na Bacia do Baixo Tietê. Em 2011 a Prefeitura Municipal por meio de sua pasta Ambiental continuou os trabalhos e metas ambientais sempre em parceria com as demais pastas do município. Outras parcerias importantes para o bom andamento do programa no município foi a integração da PM Ambiental nas ações educativas.
Dentre os trabalhos de maiores destaque observadas pelo programa MVA de 2011, estão as ações de educação ambiental. O Município de Pereira Barreto tem proporcionado anualmente às crianças do Ensino Básico e Infantil um roteiro de visita à nascente modelo do município, (Nascente Santa Terezinha – Fazenda Santa Terezinha, de Propriedade do Sr. Aleudo Coelho Santana). Neste local às crianças tem um contato direto com a natureza e observam de perto a importância das APPs e da proteção de nossos córregos e rios. Ainda, o projeto Eco-Náutica para Preservação do rio Tietê, uma parceria entre Prefeitura, instituições de ensino do município e a empresa Óleo e Óleo, que juntos arrecadaram mais de 5 mil litros de óleo em 2 meses de coleta. Outra importante ação ambiental foram as palestras voltadas aos pequenos proprietários rurais, sendo levados informações sobre caça, pesca, queimada e principalmente legislação sobre APP e Reserva Legal.
Outros destaques do ano ficaram para a continuidade dos trabalhos de Coleta Seletiva que com o novo caminhão e calendário de coleta que proporcionou dobrar a pesagem do material coletado no município;
A continuidade da distribuição de mudas gratuitas no viveiro municipal a toda população;
O canal direto entre Meio Ambiente e Cidadão com a criação do Portal Ambiental do município, fornecendo informações e material técnico, além de tirar dúvidas e orientar sobre denúncias;
E a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente que irá possibilitar mais ações de caráter educativo-ambiental no município.
A entrega dos materiais comprobatórios das ações desenvolvidas em 2011 foram encaminhadas nesta segunda-feita (23/01), que também foi o dia de fechamento do Sistema Município Verde Azul.
Toda a equipe Municipal espera que os trabalhos ambientais desenvolvidos em 2011 resultem em um bom desempenho e certificação de Pereira Barreto no Programa MVA.