Estância Turística de Pereira Barreto apresentou um excelente desempenho no cumprimento das metas do Programa Pacto das Águas 2009-2012

Em 2009, durante o 5º Fórum Mundial da Água, prefeitos e autoridades locais e regionais de diferentes países lançaram o Consenso das Águas de Istambul – IWC, um conjunto de estratégias para gestão da água no planeta. Deste modo, em junho de 2009, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançou o Programa “Pacto das Águas São Paulo” que envolveu prefeitos, Comitês de Bacias e os usuários, de modo a promover o apoio ao Consenso de Istambul.
Esse movimento consistiu em três eixos básicos de ações: 1) água e saneamento, 2) revitalização de bacias hidrográficas, e 3) projetos estratégicos locais relacionados com recursos hídricos tais como educação ambiental e recuperação de mata ciliar. Uma das ferramentas de informação do Pacto das Águas São Paulo foi a criação do sistema on-line onde os representantes municipais atualizaram os dados sobre a situação atual (2009) de suas ação, as metas para 2012, e os resultados alcançados até o final de 2011. Tendo sido o município de Pereira Barreto signatário do programa e aderido ao Pacto das Águas, o Departamento de Meio Ambiente ficou responsável pelo abastecimento do sistema com as informações das ações pertinentes a cada eixo.
Ao todo foram 598 signatários de um total de 645 municípios do Estado de São Paulo. Além de representantes municipais, usuários e ONG’s também assinaram o Pacto e assumiram suas respectivas responsabilidades.
Em novembro de 2011, a Secretaria do Meio Ambiente iniciou o processo de avaliação do desempenho dos municípios em relação às ações e respectivas metas com as quais se comprometeram em 2009. Tendo saído os resultados em 2012, entre os de maior população, 94 municípios cumpriram as metas estabelecidas no programa em defesa das águas, liderados por Sorocaba, Tupã e Paulínia. O município de Pereira Barreto teve um expressivo desempenho ficando em 32º Lugar. Já entre os municípios abaixo de 20 mil habitantes, 135 deles mostraram os melhores resultados, liderados por Regente Feijó, Bilac e Bocaina. Para acesso aos arquivos dos desempenhos individuais de cada município acesse:
O Fórum Mundial da Água 2012 que aconteceu de 12-17 deste mês em Marselha (França) contou com 180 delegações de vários países, e dentre elas a expressiva e orgulhos comitiva paulista, uma vez que o Programa Pacto das águas superou muito as expectativas. Dos 1070 signatários do Consenso de Istambul (oriundos de 49 países), 595 adesões foram oriundas dos municípios paulistas, inclusive Pereira Barreto. Dentre os representantes da comitiva brasileira, estiveram presentes autoridades dos municípios do estado de São Paulo de melhor destaque no Programa Pacto das Águas.
A Administração Municipal tendo em vista as questões ambientais e a importância de apoiar e assumir as responsabilidades que lhe cabem, consideram que o município da Estância Turística de Pereira Barreto teve uma excelente participação no Programa Pacto das Águas, apresentando metas modestas, porém de execução viável, garantindo assim um bom resultado entre os municípios que cumpriram as metas estabelecidas. Toda Administração municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão satisfeitos com o desempenho e continuarão trabalhando sério em prol das questões ambientais que envolvem o município.