Estância Turística de Pereira Barreto desponta entre as 10 melhores cidades do Estado no Programa Município Verde Azul

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, dia 02/04, às 17h, em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o novo ranking ambiental dos municípios paulistas. A solenidade contou com a presença do Governador do estado Geraldo Alckmin, do Secretário de Meio Ambiente Bruno Covas, além dos prefeitos, interlocutores e representantes de todos os municípios paulistas.
Ao todo foram certificados 158 municípios dos 645 do estado, os quais receberam notas acima de 80 pontos – em uma avaliação que vai de zero a 100 – sendo reconhecidas pelo exemplo na execução das metas, programas e ações ambientais.
De acordo com o Governador Geraldo Alckmin, este ano a certificação do Programa Município Verde Azul garantirá à administração municipal das 50 primeiras cidades melhor colocadas a prioridade na captação de recursos junto ao FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Combate da Poluição). Na avaliação do Programa Município Verde Azul os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas, sendo elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Mais uma vez a Estância Turística de Pereira Barreto se superou no cumprimento das 10 diretivas ambientais do programa, evoluindo a cada ano que se passa. Em 2009, Pereira Barreto foi certificado com uma pontuação de 85,63. Em 2010 o município atingiu a nota de 91,51 pontos ficando em 13º lugar. Ainda neste mesmo ano (2010), por mérito e destaque, sendo o primeiro entre os municípios da Bacia do Baixo Tietê, recebeu a honrosa Premiação com troféu “André Franco Montoro”. Agora na avaliação 2011, o município atingiu uma pontuação de 94,15 despontando em 9º lugar dentre os 645 municípios do estado.
Este já é o terceiro ano consecutivo que o município de Pereira Barreto tem se certificado dentro do Programa Município Verde Azul, cumprindo com excelência as diretivas e metas estabelecidas. Esse avanço apresentado deve-se principalmente ao grande empenho da administração pública municipal em desenvolver as ações das diretivas ambientais apresentadas pelo programa MVA e também ao comprometimento e envolvimento de todas as secretarias, departamentos e repartições municipais nas atividades desenvolvidas durante o ano.
O Prefeito Arnaldo Shigueiuki Enomoto juntamente com sua equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acompanhou toda cerimônia de premiação e comemorou o resultado de todo trabalho desenvolvido em 2011, sendo agraciado entre os 10 primeiros prefeitos colocado com o troféu de certificação entregue pessoalmente pelo governador Alckmin. O Prefeito Arnaldo Enomoto tem sido um grande visionário na administração municipal quanto às questões ambientais do município, direcionando uma atenção especial aos assuntos relacionados a essa pasta, tornando-a uma questão de responsabilidade de todos os integrantes da administração pública municipal.

Veja os critérios avaliados e a lista completa da classificação dos municípios paulistas.

[Download não encontrado.]

Ou para maiores informações sobre o programa Município Verde Azul acesse:

Prefeito Arnaldo recebeu a premiação das mãos do Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas e do Governador Geraldo Alckmin.

Pereira Barreto entre os 10 melhores municípios do estado de São Paulo.

Prefeito Arnaldo Enomoto e a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Seki.