Crianças do ensino básico visitaram a Nascente Modelo na fazenda Santa Terezinha em comemoração à semana do meio ambiente

A Prefeitura municipal por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Polícia Militar Ambiental organizaram visita à “nascente modelo”, na Fazenda Santa Terezinha, de propriedade do Sr. Aleudo Coelho Santana, e administrada pelo Eng. Agrônomo Sérgio Masuda. A escolha da nascente Santa Terezinha como modelo foi em virtude de que na propriedade são realizadas diversas atividades de caráter ambiental, como a coleta seletiva, reflorestamento voluntário, preservação e conservação do solo e da água, além da abertura à visitação pelas escolas do município.
A visita na nascente já é uma das atividades de destaque no que diz respeito à educação ambiental trabalhada com as crianças do município. Assim, em comemoração à semana do meio ambiente, do dia 01/06 a 06/06 passaram pela nascente mais de 200 alunos de 10 turmas diferentes das EMEBs: Comendador Hirayuki Enomoto, Profa. Maria Elza de Aguiar Domingues, Profa. Celda Mello de Oliveira, e do Colégio XI de Agosto.
As visitas, sempre acompanhadas pelos Policiais Ambientais especialistas em Educação Ambiental, abordam uma série de elementos relacionados ao nosso meio. Nesta semana durante os passeios, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação e conservação das nascentes do município, do papel das matas ciliares, das áreas de reflorestamento, sobre a conservação do solo, conheceram um pouco da biodiversidade de espécies animais e vegetais da nossa região, além de conhecerem a nascente preservada e um trecho do córrego que desagua no Rio São José dos Dourados. Por ocasião, como em todas as visitas, os alunos efetuaram o plantio de árvores no local. A nascente já recebe visitas das crianças do ensino básico e infantil desde 2010 e a cada ano local vem recebendo melhorias na estrutura do roteiro tornando o passeio mais dinâmico e informativo.

Alunos da EMEB Hirayuki Enomoto

Alunos da EMEB Professora Maria Elza de Aguiar Domingues

Alunos do Colégio XI de Agosto