1º Eco-Náutica premiou escolas e alunos de Pereira Barreto

Aconteceu na última quinta-feira (18/08) na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” a cerimônia de premiação do 1º Eco-Náutica para Preservação do Rio Tietê – Pereira Barreto/SP.
Relembrando, o 1º Eco-Náutica foi um projeto desenvolvido efetivamente em seis cidades da borda do Rio Tietê, sendo elas: Barra Bonita, Jaú, Lins, Birigui, Araçatuba e Pereira Barreto. Esse projeto de Educação Ambiental realizado em Pereira Barreto foi fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, entidades educacionais do município, a Empresa Óleo & Óleo e seus respectivos parceiros. Durante os meses de abril e maio, as entidades educacionais envolvidas incentivaram seus alunos a desenvolver atividades e práticas ambientais dentro da escola além da realização da coleta de óleo vegetal usado para a reciclagem. Participaram do projeto todas as escolas municipais de ensino básico e infantil. Além das escolas municipais também participaram do programa as seguintes instituições: APAE Arco-Íris, E.E. Agnes Liedtke, E.E. Cel. Francisco Schimdt, E.E. Mitsusada Umetami, e o Colégio Técnico XI de Agosto.
Em Pereira Barreto foram coletados mais de 5.000 litros de óleo em dois meses de campanha. Sendo todo esse material encaminhado para reciclagem (produção de biodiesel). Esse projeto veio chamar a atenção da comunidade Pereirabarretense para o problema ambiental que a destinação incorreta do óleo usado proporciona aos rios. Com o projeto as pessoas podem proporcionar uma nova alternativa de destinação correta do óleo usado, uma vez que após o término do Projeto Eco-Náutica, todo óleo que for coletado continuará podendo ser trocado por descontos em supermercados autorizados, como o Supermercados Proença que é parceiro nesta iniciativa.
O evento de premiação foi muito descontraído, com mais de 200 alunos presentes, e contou com a apresentação do Teatro: “Lugar de Lixo é no Lixo” da Escola de Ensino Especial Arco Íris. Além da apresentação da música “’Xote Ecológico” pelos alunos da EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues.
Estiveram prestigiando a cerimônia, professores, diretores e coordenadores de educação de todas as entidades de ensino, além da presença da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente (Sandra Seki) , do Diretor de Meio Ambiente (Gustavo Lima), Diretor do SAAE (Evandro Iwata), da Câmara Municipal (Eli da Silva Milanezi, e o Sr. Rubens, representando o Sr. Sandro Henrique dos Santos), e da Polícia Ambiental (Sd. Luiz Neves representando o Sgt. Roberto Carlos).
Durante a cerimônia, o Diretor da Empresa Óleo e Óleo (Sr. Eduardo Pacheco) realizou a entrega dos Diplomas de Escola Ecológica a todas as entidades educacionais pela sua participação. E ao final foram entregues os prêmios aos alunos vencedores que posaram para fotos junto às autoridades presentes.

Convidados na Cerimônia de Premiação do 1o Eco Náutica
Apresentação do Teatro "Lugar de Lixo é no Lixo" da Escola de Ensino Especial Arco Íris
Entrega do Diploma Escola Ecológica - E.E. Cel. Francisco Schimdt
Entrega do Diploma Escola Ecológica - EMEB Marial Elza de Aguiar Domingues