PROJETO – Primeiro Eco Náutica para Preservação do Rio Tietê

Nesta última quinta-feira (17.02) foi realizada o primeiro encontro para discutir os trabalhos do Projeto – Primeiro Eco Náutica para Preservação do Rio Tietê. O Projeto pretende envolver oito cidades que margeiam o Rio Tietê, sendo elas: Barra Bonita, Ibitinga, Jaú, Lins, Promissão, Birigui, Araçatuba e Pereira Barreto. A idéia é envolver por meio de trabalhos ambientais cerca de 235 escolas municipais, estaduais e particulares, com uma previsão de aproximadamente 120000 alunos. Posteriormente, nos próximos anos, levar as experiencias adquiridas para os demais municípios da região.
O Primeiro Eco Náutica trata-se de um evento educacional, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente/Secretaria de Educação), com as diversas entidades educacionais do município (estaduais, privadas e municipais), com a Empresa Óleo & Óleo que trabalha com reciclagem de óleo usado e demais parceiros que apóiam essa idéia. Nesse projeto os alunos serão incentivados a realizar trabalhos na área ambiental e apresentar ao professores. Deste modo incentivando a prática na área ambiental, os alunos serão convidados a coletar óleos e gorduras usadas, vegetais e animais, gerados em suas casas durante o dois meses e entregar na escola correspondente. Haverá várias premiações individuais e coletiva para as escolas e alunos mais participativos.
Premiações à parte, o ambiente só tem a ganhar, uma vez que o nosso Rio Tietê deixará de receber litros e litros de óleo que diariamente são despejados nas pias das cozinhas de nossas casas.
Esse projeto chamará a atenção de toda a população pereirabarretense para o problema ambiental que a destinação incorreta do óleo usado proporciona aos nosso rios, e irá proporcionar uma nova alternativa de destinação correta do mesmo, uma vez que após o término do Projeto Eco Náutica, todo óleo que for coletado continuará podendo ser trocado por descontos em supermercados autorizados, como o Supermercados Proença.
Nesta primeira reunião estiveram presentes representantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Pereira Barreto, da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e da Empresa Óleo & Óleo. Assim, neste primeiro bate-papo todos puderam tirar suas dúvidas e questinar sobre o projeto, uma vez que a participação de cada escola é voluntária.
O projeto ainda está em fase de definições, mas espera-se que esses trabalhos ambientais iniciem-se em meados de março.

Estiveram presentes representantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Pereira Barreto.

Os convidados puderam tirar suas dúvidas e discutir sobre a participação no projeto.