Pereira Barreto volta a se destacar e sobe no ranking do Programa Município VerdeAzul

A Estância Turística de Pereira Barreto conseguiu novamente ser uns dos destaques do Programa Município VerdeAzul, obtendo 93,82 pontos, subindo da 20ª posição, onde somou 89 pontos, em 2013 para a 13ª colocação neste ano. Esta é a sexta vez consecutiva que o município é certificada com o Selo VerdeAzul e Pereira Barreto é o líder do ranking na sua região de bacia hidrográfica.

Desde 2008, Pereira Barreto participa do Programa VerdeAzul, e somente em 2008 obteve pontuação inferior a 80 pontos. O município conseguiu diversos benefícios junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças a sua participação no programa, tais como, retroescavadeira, máquina esteira, tratores, pá carregadeira, caminhão-pipa, dentre outros. Posteriormente, a Prefeitura Municipal irá apresentar quais ações foram desenvolvidas no município para que Pereira Barreto fosse novamente certificada no programa.

Ao todo, 610 municípios do estado de São Paulo participam do programa, e neste ano 118 municípios receberam o certificado do Selo VerdeAzul por desenvolverem ações que visam a preservação e a proteção ambiental.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidos pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Pereira Barreto receberá a capacitação dos interlocutores do Programa Município VerdeAzul