Pereira Barreto sobe no ranking e aparece na 20ª posição do Programa Município VerdeAzul

Participação no programa já rendeu muitos convênios para Pereira Barreto.
Participação no programa já rendeu muitos convênios para Pereira Barreto.

Participação no programa já rendeu muitos convênios para Pereira Barreto.

A Estância Turística de Pereira Barreto conseguiu novamente ser uns dos destaques do Programa Município VerdeAzul, obtendo 89 pontos em 2013 e foi certificada pela quinta vez consecutiva com o Selo VerdeAzul. Com isso Pereira Barreto ficou com o 20º lugar dentre todos os 587 municípios cadastrados no programa.

Desde 2008, Pereira Barreto participa do Programa VerdeAzul, e somente em 2008 obteve pontuação inferior a 80 pontos. O município conseguiu diversos benefícios junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças a sua participação no programa, tais como, retroescavadeira, máquina esteira, tratores, pá carregadeira, dentre outros.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.