Pereira Barreto receberá a capacitação dos interlocutores do Programa Município VerdeAzul

Capacitação acontece nesta terça-feira na Casa da Cultura.

Pereira Barreto receberá a capacitação dos interlocutores do Programa Município VerdeAzul
A Estância Turística de Pereira Barreto recebe nesta terça-feira (05) uma capacitação do ciclo 2014 para os locutores do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo. A capacitação será realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, a partir das 8h30min.

Desde 2008, Pereira Barreto participa do Programa VerdeAzul, e somente em 2008 obteve pontuação inferior a 80 pontos. O município conseguiu diversos benefícios junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças a sua participação no programa, tais como, retroescavadeira, máquina esteira, tratores, pá carregadeira, dentre outros.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.