PALESTRA AMBIENTAL – Reserva Legal e APP, Possibilidade de Uso

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou no dia 22 de novembro uma palestra com o tema “Reserva Legal e recuperação de nascentes/APP’s – Possibilidades de Uso” na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira”. Foi discutida no encontro a possibilidade de utilização dessas áreas para produção de diversas espécies vegetais em consórcio com espécies nativas de reflorestamento, por meio dos Sistemas Agro-Florestais (SAF’s). O uso das áreas de APP e Reserva Legal são a princípio restrita para pequenos proprietários, enquanto que para grandes proprietários só é possivel o uso da reserva legal para implantação dos SAF´s. Segundo informações do técnico palestrante Vinícius Vendramini Cesário (CBRN-Araçatuba), a importância não está somente focada na preservação e recuperação de mananciais e corpos hídricos na propriedade, mas associada principalmente à geração de renda com o desenvolvimento de uma atividade que alia práticas conservacionistas com produção em uma área até então considerada como impossibilitada de uso. Para fazer o aproveitamento dessas áreas na propriedade é preciso que seja feito um projeto descrevendo as ações e a forma de como serão executadas as atividades no local, de forma a garantir uma utilização sustentável desse sistema. Ainda foram abordados diversos aspectos da legislação ambiental, onde os presentes puderam tirar suas dúvidas diante da realidade de suas propriedades. A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto pretende incentivar os produtores rurais a realizar ações de recuperação das áreas de preservação e dos recursos hídricos, porém faz-se necessário a participação de todos os proprietários e demais interessados no assunto, para que juntos se possa discutir a melhor maneira de efetivar essas ações.

Palestrante Vinícius Vendramini (CBRN) e Organizador Luiz Montenegro (Sec. Agricultura)

Participantes da Palestra

Para fazer o download do material apresentado na paletra clique nos links abaixo:
[Download não encontrado.]