Prefeitura Municipal de Pereira Barreto começa a realizar coleta seletiva com novo veículo

O novo veículo de coleta seletiva cedido ao município de Pereira Barreto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente já está em circulação na cidade. O novo caminhão possui uma maior capacidade de carga, além de ser ideal para este tipo de trabalho. Para a realização da coleta a Prefeitura Municipal por meio de sua Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente organizou uma equipe a qual ficará responsável pelo recolhimento dos materiais na cidade (um motorista e dois coletores). Tal ação vai beneficiar em muito a Associação Lixo e Cidadania, uma vez que estas pessoas agora irão apenas trabalhar na triagem dos recicláveis, podendo processar muito mais material, melhorando sua renda, aumentando conseqüentemente a vida útil do aterro sanitário, e contribuindo com a qualidade ambiental no município. A reorganização dos Setores de Coleta está sendo realizada pelo Departamento de Meio Ambiente que trabalha em uma nova logística, uma vez que reclamações já eram relatadas sobre a coleta, seja por algumas vezes não cobrir toda área da cidade, ou mesmo por ficarem períodos sem coletar em determinadas ruas, devido principalmente a problemas com o veículo antigo, ou outros problemas pormenores.
A Prefeitura municipal pede encarecidamente a compreensão dos munícipes neste período inicial de transição, uma vez que estará sendo testados diferentes modelos de divisão setorial, e firma o compromisso de se empenhar ao máximo para que a coleta seja realizada em 100% da área urbana do município eliminando todas as falhas até então apontadas pela população. Tão logo se defina os setores, a Prefeitura realizará um trabalho de divulgação para o conhecimento da população (setor e dia da coleta). Outro foco será os trabalhos de educação ambiental voltado para a temática “coleta seletiva e reciclagem”, uma vez que se tem percebido que alguns materiais recicláveis acabam sendo inutilizados devido à falta de um adequado acondicionado em nossas casas, lojas, bares, etc. Ainda nesse sentido, também se tem notado que em meio aos materiais recicláveis que chegam à Associação Lixo e Cidadania, muitas vezes são enviados lixo comum, como por exemplo: resto de comida, papel higiênico, fraldas, entre outros, o que dificulta em muito o trabalho de separação.
Com a reorganização da coleta seletiva e o início dos trabalhos de educação ambiental espera-se aumentar consideravelmente a quantidade de material reciclável recolhido, fato este que refletirá em ganho ambiental para o município e para toda a população.
A Prefeitura Municipal espera contar com a participação de toda a população e pede a todos que continuem separando os materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) nas casas, lojas, e demais estabelecimentos, e quando ouvirem o caminhão da coleta, entregue o material aos coletores.

Equipe que ficará responsável pelo recolhimento dos materiais na cidade.

O novo caminhão possui uma maior capacidade de carga.