Pereira Barreto é premiada no Programa Município VerdeAzul

Participação no programa já rendeu muitos convênios para Pereira Barreto.

A Estância Turística de Pereira Barreto conseguiu novamente ser premiada no Programa Município VerdeAzul, obtendo 80,32 pontos neste ano. Esta é a sétima vez consecutiva que o município é certificada com o Selo VerdeAzul.

Desde 2008, Pereira Barreto participa do Programa VerdeAzul, e somente em 2008 obteve pontuação inferior a 80 pontos. O município conseguiu diversos benefícios junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças a sua participação no programa, tais como, retroescavadeira, máquina esteira, tratores, pá carregadeira, caminhão-pipa, dentre outros.

Ao todo, 614 municípios do estado de São Paulo participam do programa, e neste ano 111 municípios receberam o certificado do Selo VerdeAzul por desenvolverem ações que visam a preservação e a proteção ambiental.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

O Prefeito Arnaldo Enomoto enfatizou a importância de participar do programa, bem como as ações que a Administração Municipal adota para sempre preservar o meio ambiente: “graças ao esforço da nossa equipe da Secretaria de Meio Ambiente, seguindo o nosso plano de sustentabilidade, respeitando as diretrizes do Governo do Estado, conseguimos mais uma vez ser destaque do Programa Município VerdeAzul. A participação da população também é muito importante, já que os pereira-barretenses estão cada vez mais conscientes em relação a preservação do meio ambiente. Tudo que afeta nosso saneamento tem que ter a participação da população, seguindo o nosso plano de desenvolvimento sustentável. Nesses sete anos de gestão, fomos premiados com convênios que garantiram para Pereira Barreto, máquinas como trator-esteira, retroescavadeira, caminhão-pipa, pá-carregadeira, dentre outros. Vamos continuar nosso trabalho no sentido de preservar o meio ambiente, preocupados com as gerações futuras” destacou o Chefe do Executivo Municipal.

MunicipioVerdeAzul